ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE PNEU RECICLADO NA COMPOSIÇÃO DE CONCRETO PERMEÁVEL PARA PAVIMENTAÇÃO URBANA

Referencia Apresentador Autores
(Instituição)
Resumo
13-050
EDILBERTO VITORINO DE BORJA Saldanha, G.S.(INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE); NUNES, V.S.(INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE); BORJA, E.V.(Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte); A rápida urbanização e ausência de infraestrutura de cidades densamente populosas, associados a elevadas concentrações de volumes de chuvas temporais, ocasionam, em alguns casos, verdadeiras catástrofes humanas, inclusive com grandes prejuízos materiais. A necessidade de captação e drenagem dessas águas ganha importância primordial nos dias atuais, principalmente pela sua exiguidade cada vez mais presente na nossa realidade. Nessa perspectiva, o estudo de concreto permeável se torna bastante atrativo do ponto de vista técnico como mais uma solução para a captação de águas pluviais de baixas e/ou elevadas concentrações devido a sua característica peculiar de permeabilidade, funcionando também como um filtro artificial, facilitando a sua absorção pelo solo e, dessa forma, garantir o provimento e manutenção do lençol freático. Por se tratar de tecnologia não difundida nos meios técnicos, o desenvolvimento dessa linha de pesquisa (Concreto Permeável) busca possibilitar a melhoria da qualidade de vida, com especial atenção a temas relacionados com a redução e reutilização de resíduos gerados pelo setor automobilístico, baseado na inserção de resíduos de pneus de empresas recauchutadoras na sua composição.
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