Henrique Alves, é Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais na área de Desenvolvimento Tecnológico (UFSCar, 2012), Bacharel em Física (UFSCar, 2002) e Técnico em Eletrônica (CETEV, 1997). Tem experiência nas áreas de Instrumentação, de Ultrassom de Potência e de Engenharia Elétrica. Desenvolveu 04 softwares para instrumentação, é co-inventor de 04 patentes e de um desenho industrial com registro. Na ATCP Engenharia Física é responsável pela liderança do desenvolvimento de novos produtos e pelo planejamento estratégico.

 

Ensaios não-destrutivos – Aplicação da Técnica de Excitação por Impulso na engenharia e no controle de qualidade de materiais refratários

Henrique Alves

ATCP Engenharia Física, Divisão Sonelastic

Resumo
Será apresentada uma visão geral dos princípios que regem a Técnica de Excitação por Impulso, os módulos elásticos e o fenômeno do amortecimento de vibrações. Em seguida, será apresentado uma descrição das aplicações da técnica de Excitação por Impulso na engenharia e no controle de qualidade de materiais refratários. Também se destacarão os principais equipamentos comerciais concorrentes no mundo, que tecnologicamente permitem a aplicação de tal técnica, tanto em ciência básica como em indústria. Por fim, se discutirão avanços recentes obtidos pela divisão Sonelastic da ATCP Engenharia Física.


Copyright © 2015-2018 Metallum. Todos direitos reservados.
Site produzido por: SITESP.NET