LAPOL - Lab. de Planejamento e Gestão de Sistemas Georreferenciados
Projetos

Disciplinas EAD
Desenvolvimento de material didático, incluindo apostilas, vídeos, exercícios para educação à distância. O conteúdo das disciplinas apoiadas pelo LAPOL já está disponibilizado no portal STOA/USP.
Projeto FAPLIVROS PMI/EPUSP (Fapesp 05/03820-2)
Apoio na atualização do acervo bibliografico da biblioteca de engenharia de Minas da EPUSP.
Projeto MIN_AO (FAPESP: 2010/51287-0) 
Otimização de Ativos aplicada à Operação de Minas a Céu Aberto: definição dos mecanismos de gestão do processo de lavra na “mina do futuro” com a incorporação de conceitos de otimização de ativos na operação de mina.
Projeto SIMLAVRA (FAPESP: 2009/00029-3)
Aprimoramento da Gestão Sustentável de Lavra através de Simulação Estocástica: pesquisa e o desenvolvimento de um modelo de Gestão de Lavra que permita a otimização do processo de lavra,
Projeto GOVERNANÇA DE LAVRA (Etapa II) (CNPq 308781/2009-0)
Diagnóstico, análise, avaliação e padronização das principais etapas do Ciclo de Planejamento de Lavra incorporando conceitos de governança corporativa, auditabilidade e rastreabilidade de processos. 
Projeto GOVERNANÇA DE LAVRA (CNPq 301806/2006-3)
O Impacto da Governança Corporativa na Automação e Controle de Processos e na Tecnologia de Planejamento de Lavra.
Projeto eMINE (Fapesp 03/09476-6) 
UM MODELO eBUSINESS IDEAL PARA A MINERACAO BRASILEIRA: criação de um portal de e-commerce para a mineração, com foco em minério de ferro e rochas ornamentais
Projeto ERP-CVM-I (Fapesp 02/13716-0) Gerenciamento Integrado da Cadeia de Vaolor Mineral - Parte I: Integração da Cadeia de Produção para Minerais Industriais: inovação focada na integração da cadeia de valor da mina até a usina para minerais industriais. O resultado foi a estacionarização do desvio padrão na alimentação da usina.
Projeto OPTISEQ (Fapesp 00/10757-1)
Otimização do Controle de Qualidade na Lavra em Minas de Calcário para Cimento: implantação de uma abordagem prática e sustentável para lavra de calcário para cimento 
Aplicação de Técnicas de Geoestatística na Agricultura 
Avaliação do uso de geoestatística na agricultura. O trabalho vinculado a este projeto " Uso de geoestatística para aprimorar o controle de pragas na citricultura " recebeu o prêmio da CNI em 2005 na Categoria Parcerias para Inovação Tecnólogica, o 1o. Lugar na Fase Estadual e 2o. Lugar na Fase Nacional
Aplicação de Automatos Celulares na Mineração 
Análise da aplicação de automatos celulares na modelagem geológica de depósitos minerais.
Gerenciamento de Informações de Produção de Xisto Betuminoso
Projeto de inovação para melhorias de processo com o gerenciamento integrado de informações na lavra de xisto betuminoso na região Sul. 
Novo Processo de Beneficiamento de Xisto Desenvolvimento de um Novo Processo para Recuperação de Óleo a Partir de Finos de Xisto Betuminoso este projeto gerou pedido de patente de novo processo registrada junto INPE sob no. PI 0.805.446-0/2009. 
Novo Processo de Beneficiamento de Xisto
Desenvolvimento de um Novo Processo para Recuperação de Óleo a Partir de Finos de Xisto Betuminoso este projeto gerou pedido de patente de novo processo registrada junto INPE sob no. PI 0.805.446-0/2009.
Otimização do Sequenciamento de Lavra para Minério de Ferro
Estudo de cava final e sequenciamento de longo prazo para minério de ferro na Bahia: consultoria técnica a nível FEL 1 para o estudo da cava final e sequenciamento de lavra para um grupo internacional de mineração de ferro operando no estado da Bahia.
Plano de Exaustão para Lavra de Minerais Industriais
Sequenciamento de Lavra para Minerais Industriais: projeto de consultoria técnica, com execução e acompanhamento ao longo de 5 anos, com apoio a todas as atividades relacionadas ao plano de exaustão para duas minas de um produtor local de minerais industriais
Projeto de Pré-Viabilidade para Lavra de Potássio 
Avaliação Geológica e Planejamento de Lavra para Lavra Subterrânea de Potássio: estudo a nível FEL 1 para avaliação de recursos e planejamento de lavra de longo prazo, incluindo seleção do método de lavra, dimensionamento de equipamentos e plano de abertura de poços múltiplos em lavra subterrânea de potássio.
Análise e Gestão de Riscos em Minério de Ferro
Análise de Risco para Projetos de Minério de Ferro: projeto de larga escala com especialistas internacionais e profissionais da indústria para estabelecer um padrão para análise de riscos em projetos de minério de ferro.
Auditoria de Recursos e Reservas de Manganês
Auditoria de recursos geológicos para manganês em São Paulo: estudo técnico de auditoria para os recursos geológicos de múltiplos depósitos de manganês.
Avaliação de Recursos e Reservas de Carvão 
Estimativa de recursos de carvão na região Sul do Brasil: consultoria técnica para modelagem e estimativa de recursos em três depósitos de grande porte de carvão na região Sul do país.
Gestão de Inovação para Grupo Internacional 
Estruturação dos Projetos de Inovação de empresa multinacional para solicitação de subsídios financeiros.
Estruturação da Carteira de Inovação para Distribuidora de Petróleo
Planejamento e gestão da carteira de inovação para empresa de distribuição de petróleo utilizando os incentivos e benefícios oficiais de fomento à inovação.
Planejamento e Gestão de Projeto de Inovação para Indústria Mineral
Estruturação, elaboração de Consulta Prévia e obtenção de Financiamento Subsidiado para Inovação para empresa do setor mineral.
LAPOL - Av. Prof. Mello Moraes, 2373, São Paulo, SP Brazil. 05508-030 - Tel. +55 11 3091-6038 - Fax. +55 11 3091-6038 - lapol@usp.br