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Programa Preliminar - Ebrats 2012

Análise do aparecimento de trincas longitudinais em cilindros de laminação durante tratamento térmico - efeito da temperatura de austenitização

Referencia Apresentador Resumo Confirmado
06-001
Christian Egidio da Silva O ferro fundido alto cromo é um material muito utilizado em aplicações que exigem boa resistência a abrasão e alta estabilidade em ambientes abrasivos como, por exemplo, em indústrias de processamento de materiais minerais, indústria de processamento de cimento, indústria produtora de aço, plantas de energia nuclear e aplicações com altas cargas transferidas. Os cilindros de laminação sofrem tratamentos térmicos e condições de uso que impõe um gradiente de temperatura entre superfície e núcleo. Esse gradiente pode ser suficiente para gerar trincas térmicas generalizadas, exigindo sucateamento, durante o processo de fabricação, ou imediata reposição, durante o uso. Neste trabalho avaliou-se a influência da temperatura de austenitização, também chamada de desestabilização, de um ferro fundido branco alto cromo hipoeutético na microestrutura e nas propriedades termo-mecânicas que possam influenciar o aparecimento dessas trincas. Uma parte das amostras foi submetida a um teste preliminar de condutividade térmica e outra parte foi caracterizada via microscopia eletrônica de varredura. Realizou-se a medição de dureza Vickers com microindentação, contagem de carbonetos secundários e medição de tensão residual. Observou-se no tratamento térmico com maior temperatura (1000oC), menor dureza de matriz, menor quantidade de carbonetos secundários e menor tensão residual. Além disso, as amostras apresentaram maior condutividade térmica do que as amostras tratadas em temperaturas mais baixas (900oC). Conclui-se que, para a liga estudada, que embora a condição de tratamento térmico de 900oC apresente maior homogeneidade e maior dureza (parâmetros relacionados à resistência à abrasão), apresenta também menor condutividade térmica, o que aumenta a tensão térmica gerada tornando o defeito estudado mais freqüente. NÃO
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