Tito Lobo,

conhecido como O GUARDÃO DAS CORES, já teve suas obras expostas em mais de 19 países e já recebeu várias premiações, dentre elas, Prêmio pela Universidade de Arquitetura e design do Rio de Janeiro, com o tema "Reprodutividade da obra de arte nas comunidades carentes da Africa e do Brasil", na Austrália.  . Quem conhece o conjunto das obras desse artista plástico brasileiro , mesmo sem competência para uma visão crítica, se deleita com a riqueza em detalhes e com uma dança belíssima das cores que a obra apresenta.     

"E eu, um aficionado pela cultura popular, estabeleço uma relação muito estreita com cada peça, me dá a impressão que a alegria folgada do meu povo obrigatoriamente pelos pinceis do mestre TITO, que as cores que perdi nas esquinas do meu passado, estão todas guardadas na competência e nas telas deste criativo artista. Sinto-me privilegiado quando visito-as, pois me sinto reencontrado e saciado.
Outro elemento que enche meus olhos, é o seu cuidado respeitoso aos detalhes. Eu penso que ele olha a tela e só vê o que não é imagem que ele vai pintar, e começa a retirar o que não é arte, preenchendo cada espaço com tópicos belos e bem elaborados, arrancados da história dos nossos ancestrais e que povoam o nosso inconsciente.
Gosto muito de cada galo, vaidoso, como requintes femininos, altivo, do jeito que são os galos que habitam cada um de nós.
E os BOIS? Adoro. São belíssimos. E eu me pergunto, como é que o mestre TITO sabe das cores que estão nos nossos corações? Quem entregou a ele a policromia que encanta nossos olhos e nos ajuda a sermos mais felizes. Ás vezes eu imagino que na pintura do Mestre, o BOI dança por que ele sabe sua beleza, tem vaidade dela e aí se amostra. Mas na tela o BOI não dança! Dança sim: olhe a obra, feche seus olhos e sinta o movimento das cores que sua emoção faz e me responda se pode haver dança mais sublime e mais bonita. Na há. É o encontro da história do meu povo, a nossa alegria de sermos NORDESTINOS e a competência do nosso GUARDIÃO DAS CORES. Obrigado, Mestre Tito Lobo. Guarde-as sempre. Ciclo Operário de Jaguaribe, João Pessoa – Paraíba – Brasil - 1996"


BEBÉ DENATÉRCIO - CANTOR E COMPOSITOR DO NORDESTE DO BRASIL

 

BREVE CURRICULUM VITAE

TITO LOBO

Exposições no Exterior
1986 - Ministere Del Postes et Telecomunicacíons - México; Ministere Del Postes et Telecomunicacions - Tóquio - JAPÓN
1998 - Salão de Artes em Miniaturas - Centro Cultural -Amesterdan - Holanda; Exposição "Regionalismo Brasileiro" - Junta de Freguesia de OVAR - Portugal; Exposição "Galos de Barcelos" Festival de Marionetes - sede da Junta de Freguesia de OVAR - Portugal
2000 - Exposição "MOSTRA BRASIL/PORTUGAL", alusivo aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil - Casa TAIT - Museu Romântico -Porto -Portugal
2001 - Exposição "Boi Bumbá do Brasil" - Casa do Brasil em Madri -Espanha
2002 - Curador e Organizador da 1ª Expedicíón Brasileña de Arte Paraibana - Casa do Brasil - Madri - Espanha; Canning House Gallery - London; Casa do Brasil - Madri - Espanha; UCCA - União das Cidades Capitais Luso - Afro - América - Asiático - Lisboa - Portugal; TEXNOIIOAIE - Atenas - Grécia; Expression Libre Galerie - Paris - France; Palais Palfft - WIEN - Austrian; Pojeto SENTIDOS - Porto - Portugal
2003 - Exposição "MOSTRA BRASIL - PORTUGAL" - Museu Bernardino Machado - Vila Nona de Famalicão - Portugal; Exposição na Sede da Junta de Freguesia de Ovar -Portugal; Exposição de Inauguração da Galeria do Convento Val de Pereiras em PONTE DE LIMA - Portugal
2004 - Exposição "Espinho em Brasa com as cores do Brasil" - Cidade de Espinho - Portugal
2005 - Exposição Individual no Museu Cidade de Ovar,
Intitulada "Rostos Inigmáticos" - Cidade de Ovar - Portugal
2005 - Exposição Coletiva na Natural Fashion em Viseu - Portugal
2006 - Exposição Coletiva no Tivoli Marinotel de 15 junho à 15 de julho/06 - Portugal
2006 - Exposição Individual na Galeria da Feira de São Mateus - Portugal
2010 - Exposição Individual 50 anos - Vida e Obra - Palacete dos Viscondes de Balsemão - Porto - Portugal
2010 - Exposição Coletiva no Palácio de Cristal, Biblioteca Mun. Almeida Garrett - Porto - Portugal
2011 - Exposição individual na Camara Municipal de Lisboa
2011 - Exposição coletiva na Semana Multicultural da cidade do Porto-Portugal
2012- Premiado pela Universidade de Arquitetura e design do Rio de Janeiro, com o tema “REPRODUTIVIDADE DA OBRA DE ARTE NAS COMUNIDADES CARENTES DA AFRICA E DO BRASIL, na Autralia.

Exposições no Brasil
1986 - 1º Concurso para a escolha do cartaz do 1º SALÃO DE ARTES PLÁSTICA - Teatro Santa Rosa - JP/PB
1987 - IIº Festival de Artes do Ministério da Fazenda do Estado de São Paulo - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo
1988 - 1ª Mostra de Arte Paraibana - JP/PB e IIº Festival Arte Moderna - Museu de Arte Moderna de São Paulo
1992 - IIº Mostra de Arte Paraibana - JP- PB
1993 - Inauguração do Atelier Arte e Arquitetura - JP - PB
1994 - Exposição no 1º Congresso Internacional de Hotelaria - Brasília -DF; Exposição Individual no Projeto Pixinguinha -JP/PB;
1995 - Exposição Individual cenário do Cantor e Compositor João Madruga - Teatro Santa Rosa - JP / PB
1998 - Bienal Nairf do Brasil - Sesc - Piracicaba - SP
2002 - MASP - Museu de Arte de São Paulo; MAP - Museu da Pampulha em Belo Horizonte; MNBA - Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
2003 - Artista Brasileiro Escolhido para criar a CAPA DA INCICLOPÉDIA DO "CLUBE DE CRIAÇÃO DE SÃO PAULO - 28º ANO"
2010 - Bienal Naifs do Brasil - SESC Piracicaba - São Paulo
2012 - Salão de Artes Visuais do Sesc-Paraíba
2012 - Exposição individual na Galeria Gamela - João Pessoa - Paraíba – Brasil.
2014- Exposição individual alusivo ao 7º aniversário da Estação Ciência e Artes Cabo Branco em João Pessoa – Paraíba, Intitulado “Guardião das Cores” 3 meses em Cartaz, com palestras e oficinas.

Atualmente, vive produzindo arte, através das pesquisas da cultural popular universal!... uma espécie de laboratório alternativo de pinturas e criações de objetos, vendas de obras e principalmente a comercialização de direito de utilização das imagens de suas obras em eventos coletivos de boa qualidade.

 


Copyright © 2014 Metallum. Todos direitos reservados.
Site produzido por: SITESP.NET

Órgãos Artificiais e Biomecânica, Biomateriais, Normatização de Biomateriais, Liberação Controlada de Fármacos e Genes, Engenharia de Tecidos, Testes in vivo e in vitro, Medicina Regenerativa, Biopreservação, slabo, congresso slabo, evento slabo, Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Orgãos Artificiais, obi 2015, obi,