63cbc em bonito ms

Economia Circular na Indústria Cerâmica

Coordenadores

Fabiano Raupp Pereira / Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC 

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Desenvolve atividades de docência e de pesquisa em: (i) Materiais e Ambiente - Valorização de Resíduos e (ii) Materiais Cimentíceos e Sustentabilidade. Líder do Grupo de Pesquisa VALORA - Valorização de Resíduos como Estratégia para o Desenvolvimento da Economia Circular, Parque Científico e Tecnológico - iParque/UNESC. Possui Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos - UA/CICECO, Portugal (Bolsa CAPES Doc Pleno Exterior 2002 - 2006), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC (2001), Especialização em Engenharia de Produção: Consultoria Empresarial pela UFSC (2002), Graduado em Tecnologia em Cerâmica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (1999) e Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina - ETFSC (1994). Participou da implementação e desenvolvimento do processo de certificação de revestimentos cerâmicos (Centro Cerâmico do Brasil - LabMat/UFSC) e do Centro Tecnológico em Cerâmica/Materiais - CTCMat - Criciúma/SC. Neste Centro (1995 - 2002) desempenhou atividades de Assistência Técnica e Tecnológica e de Coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico. Entre 2006 e 2008, coordenou os Programas de Inovação Tecnológica e de Intercâmbio do Departamento Regional do SENAI - FIESC. Neste período também integrou a Câmara de Qualidade Ambiental desta Federação. Entre 2008 e 2018 exerceu atividades de docência no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PGMAT/UFSC (onde atualmente colabora como Prof. orientador credenciado). Em 2018 realizou atividades de pesquisa/investigação no IPN - Instituto Pedro Nunes de Coimbra - Portugal, inseridas em projeto estratégico para o desenvolvimento da Economia Circular. Scopus Author ID: 9941278000; ResearcherID: D-8814-2014; ORCID: 0000-0002-5724-4669.

 

Carolina Del Roveri / UNIFAL

Carolina Del Roveri é Técnica em Cerâmica, formada pelo CENATEC SENAI "Mário Amato". Trabalhou na área de pesquisa e consultoria especializada à empresas, no LaRC/DEMa/UFSCar. É graduada em Geologia, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". É Doutora em Geologia Regional formada pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências/IGCE/UNESP. Em 2011, participou do Programa de Pós-Doutorado, na mesma instituição. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado de Poços de Caldas, da UNIFAL-MG, que abriga os cursos de Graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. Atua junto a estes cursos de graduação, em especial ao BCT e Engenharia de Minas e junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais. Participa de vários projetos de pesquisa, participando, na UNIFAL-MG, do Grupo de Pesquisa " Recursos Minerais", e no DPM/UNESP, no Grupo de Pesquisa "Recursos Minerais Metálicos e Não-Metálicos". Desenvolve parcerias com outras instituições, como IPT, UFSCar, USP, UFOP, UCM/Espanha, UCLM/Espanha e com Indústrias Cerâmicas e Mineradoras. Atua na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia Aplicada e Minerais Industriais e na área de Engenharia, com ênfase em Materiais Cerâmicos e Caracterização e Tratamento de Minérios.

Resumo

O Mapa Strategic da Industrial 2018-2022 estabelece metas para uso eficiente e sustentável de recursos do meio ambiente como oportunidade para desenvolver novos modelos de negócios. Pois o atual modelo econômico exerce grande pressão nos recursos naturais do planeta, tornando indispensável a aplicação de estratégias sustentáveis. A quantidade de resíduos produzidos atualmente pelas indústrias cerâmicas devem ser encarados como oportunidade numa perspectiva de reaproveitando de materiais para o desenvolvimento de diferentes tipos de produtos tecnicamente viáveis e com desempenho melhorado. O aproveitamento de subprodutos pela própria indústria ou como matéria-prima para outras. apresenta como principais vantagens a redução de custos com a aquisição de materiais e com a eventual necessidade de tratamento e destinação destes materiais. A Economia circular aplicada para a obtenção de matérias-primas secundárias de baixo custo concentra-se no desenvolvimento de materiais, processos, tecnologias e práticas de simbiose industrial circulares para a promoção da valorização de resíduos como solução sustentável para o uso de recursos naturais.

Painelistas

 

Agenor De Noni Junior/UFSC

Agenor De Noni Junior Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, EQA, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, PósENQ-UFSC. É membro do Laboratório de Energia e Meio Ambiente, LEMA. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos e minerais industriais, propriedades mecânicas, processos oxidativos avançados, combustíveis alternativos, eficiência energética, valorização de resíduos industriais para a indústria química e construção civil, processos industriais sustentáveis, eficiência de processo, delineamento de misturas, reologia de suspensões cerâmicas. É membro da Rede Carvão, do grupo de pesquisa Desenvolvimento Materiais a Partir de Resíduos, do Grupo de Pesquisa em Reatores e Processos Industriais.

 

 

Sabrina Arcaro/UNESC

Sabrina Arcaro, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio no exterior realizado no Instituto de Cerámica y Vidrio (Madri - Espanha) (2013-2016). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011-2013). Graduada em Tecnologia em Cerâmica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007-2010). Pós-Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016-2019). Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Desenvolve pesquisas voltadas para materiais vítreos e vitrocerâmicos, processamento coloidal, síntese de nanoestruturas para diferentes aplicações.

 

Mauro Donizeti Berni/UNICAMP

Mauro Donizeti Berni, engenheiro de Produção e Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (1983). Doutorado e Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Ciências Jurídicas. Pesquisador associado ao Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da UNICAMP desde 2010. Na iniciativa privada liderou equipes ao nível de gerência industrial e meio ambiente nos setores de Celulose&Papel, Alimentos&Bebidas e Cerâmico. Experiência na área de Bioenergia, Eficiência Energética e Planejamento Energético. Desenvolve atividades acadêmicas de orientação, pesquisa e desenvolvimento envolvendo Sustentabilidade, Otimização e Política Públicas. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Energia Renovável, Gestão Integrada de Energia e Água, Tecnologias Supercríticas, Modelagem e Otimização, Economia Circular de Resíduos Agropecuários e Industriais. Entre 2016 e 2019 participou do Conselho Estadual de Política Energética do Estado de São Paulo (CEPE). O CEPE tinha como missão formular diretrizes e políticas públicas para o Setor Energético paulista. Facilitador do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS-UNICAMP, signatário do / GULF Carta ISCN) pela Coordenadoria de Centros e Núcleos da UNICAMP (COCEN).