Inovação para descarbonização da indústria cerâmica



Engenheiro Eletricista, especialista em Eficiência Energética, com formação adicional em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Eng. de Produção. Tendo atuado diretamente em diversos projetos, tais como: Realização de diagnósticos energéticos na indústria; Gestão de obras e serviços elétricos em geral; Aplicação de metodologias de melhoria contínua e coordenação de equipes de montagem e manutenção. Além das atividades técnicas relacionadas, era responsável pelo acompanhamento dos custos das obras, elaboração e negociação de propostas com clientes e fornecedores e prospecção de novos negócios.

Wendell Pacheco
Assessor técnico GIS – Agência Alemã de Cooperação Internacional 

 

Consultor especialista em energia e eficiência energética do programa PotencializEE.
Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Engenharia de Produção pela Fundação Vanzolini e Mestre em Engenharia de Energia pela École Polytechnique de Montréal, tem mais de 30 anos de experiência em grandes empresas, atuando nas áreas de energia, manutenção e sustentabilidade.
Profissional certificado CMVP pela AEE - Association of Energy Engineers e EVO – Efficency Valuation Organization.
Membro da ABH2 – Associação Brasileira do Hidrogênio, da ISES – International Solar Energy Society e do Climate Reality Project, onde é líder de realidade climática e mentor de grupos. Menção Honrosa no Prêmio FIESP de mérito ambiental por projeto pioneiro de reuso de água.
Com conhecimento multidisciplinar e constante atualização, tem atuado tanto em projetos de caráter técnico quanto em planos de aperfeiçoamento de políticas públicas.Sócio-diretor da Avenir Transição Energética Ltda

Renato Ferreira
PotencializEE/GIZ

 

 

Resumo

Apresentação de soluções tecnológicas de descarbonização com base em experiências internacionais e cases de indústrias cerâmicas do estado de São Paulo, aproveitando o Programa PotencializEE “Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria” da cooperação Brasil – Alemanha (www.programa-potencializee.com.br) e EMBRAPII.