2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação

Palestrantes


Dietmar Posselt, Dr.

Aviation Fuel Projects Consulting

Dietmar Posselt é um químico, PhD,  especializado em combustíveis e aditivos implantados internacionalmente. Posselt é fundador e presidente da Aviation Fuel Projects Consulting com sede na Alemanha, oferecendo consultoria técnica e relacionada ao mercado para projetos de combustíveis e aditivos desde 2016, e especializada na área de combustíveis de aviação. Antes de fundar sua empresa, trabalhou 26 anos na indústria química na BASF SE, desde P&D de catalisadores de refinarias até desenvolvimento e comercialização de aditivos de combustível. Desde 2002 ele está focado em atividades na área de combustíveis de aviação. O Dr. Posselt atua em numerosos grupos de trabalho internacionais que apoiam a certificação, aprovação e implementação de componentes de combustível de aviação sintética e aditivos de combustível, incluindo ASTM International Fuels Group (ASTM), Coordenando o Conselho de Pesquisa (CRC), o Uk Aviation Fuel Committee (AFC) e a IATA. Ele também é o atual Presidente da prestigiada Associação Internacional de Estabilidade, Manuseio e Uso de Combustíveis Líquidos (IASH). Mais de 20 patentes aditivas de combustível sustentam seu poder inovador. 

 

Fábio da Silva Vinhado, Dr. 

Departamento de Biocombustíveis/Ministério de Minas e Energia (MME)

Graduado em Química e Química Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Química também pela USP. Servidor de carreira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Especialista em Regulação, desde janeiro de 2006. Foi Coordenador do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP de 2015 a fevereiro de 2021. Foi Coordenador-Geral do RenovaBio no Ministério de Minas e Energia (MME) de março de 2021 a fevereiro de 2022. Atualmente é Diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME)

 

Fabíola Carvalho, Dra.

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO - Energias Renováveis (ISI-ER)

Graduada em Química, Mestre e Doutora em Engenharia de Petróleo pela UFRN. Pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Rede Brasileira de Biocombustíveis (RBQAV).

 

Jürgen Kern, Dr. 

Centro Aeroespacial Alemão (DLR)

Pesquisador Sênior do Instituto de Sistemas de Energia em Rede do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Stuttgart. É gerente de projetos responsável pelo DLR no âmbito do projeto de cooperação Brasil-Alemanha ProQR – Combustíveis Alternativos Sem Impactos Climáticos.

 

Luiz Ramos, Dr. 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (UFPR)

Professor Sênior dos Programas de Pós-graduação em Química e Engenharia Química da UFPR. Bolsista PQ-1B do CNPq. Editor Associado do periódico Energy & Fuels da American Chemical Society e consultor em áreas relacionadas à conversão de recursos renováveis em biocombustíveis, insumos químicos e biomateriais.

 

Marcelo F. Gonçalves

Embraer

Graduado em Engenharia Química pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, com MBA pelo IBMEC. Atua no Desenvolvimento Tecnológico da Embraer com foco em combustíveis sustentáveis para aviação. Tem participado de uma série de projetos no Brasil e no exterior colaborando no desenvolvimento de combustíveis alternativos sustentáveis para a aviação, como em projetos para certificação das rotas HEFA e SIP, em estudos relacionados ao conceito de biorrefinarias e impacto ao uso do solo. Atuou em projetos e consórcios Europeus, no âmbito do Framework Program, como o projeto SWAFEA, entre 2009 e 2011 e o consórcio ITAKA, entre 2012 e 2016. Foi consultor no projeto que elaborou o “Roadmap for Sustainable Aviation Biofuels for Brazil”. É membro do comitê de “Aviation Fuels” da ASTM International, no “Technical Fuel Group” da ICAO – International Civil Aviation Organization e da mentoria aeronáutica da SAE Brasil.

 

Paulo Resende 

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV); graduado em Administração Industrial (CEFET/RJ); especialista em propriedade industrial, gestão da inovação e empreendedorismo.

 

Daniel Furlan Amaral, Dr.

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE )

Doutor em Economia Aplicada (USP), é Economista-Chefe da ABIOVE, instituição onde trabalha desde 2007. Especialista em cadeias produtivas agroindustriais, especialmente soja e biodiesel, desenvolve análises econômicas voltadas ao fortalecimento do setor pela agregação de valor e competitividade. Trabalha e apoia do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel desde sua origem e produz trabalhos técnicos relacionados ao biocombustível e suas externalidades socioambientais positivas.

 

Bruno Laviola, Dr.

Embrapa Agroenergia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrado e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É Pesquisador da Embrapa Agroenergia, desempenhando atualmente a função de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (PQ1C). Professor da Fundação Getúlio Vargas do curso de Mestrado Profissional em Agronegócio. Professor do Curso de Pós-Graduação em Bioenergia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Representante da Embrapa na Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB/MAPA). Participa da diretoria da Associação Brasileira de Produtores de Canola, ABRASCANOLA. Atua na área de produção e melhoramento de biomassas. 

 

Renato Dutra, Msc.

Departamento de Biocombustíveis - Ministério de Minas e Energia (DBIO/MME)

Renato Cabral Dias Dutra ocupa atualmente o cargo de Coordenador Geral de Biodiesel e Outros Biocombustíveis no Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Tem 14 anos de experiência nos setores público e privado, sendo, desde 2013, servidor de carreira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tendo sido aprovado em primeiro lugar no concurso público. Tem graduação em Economia (UnB), Direito (UFRJ) e Relações Internacionais (UnB), com Mestrado em Economia (Insper). Está, atualmente, em processo de conclusão de um Doutorado em Economia da Energia e Planejamento Energético (Coppe/UFRJ). Ocupou posições de liderança em multinacionais e na ANP, e desempenhou atividades ligadas aos mercados de biodiesel e etanol, regulação econômica, logística de combustíveis, defesa da concorrência, comércio exterior e planejamento estratégico.

 

Claudio Mota, Dr.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Claudio J. A. Mota é formado em Engenharia Química pela UFRJ, onde também obteve seu doutorado em Química. É professor titular de Química e Engenharia Química, além de Diretor do IQ/UFRJ e coordenador do Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO). É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Foi agraciado com o Prêmio TWAS, outorgado pela Academia Mexicana de Ciência, com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM e com o Prêmio de Inovação da SBQ. É autor de mais de 120 artigos científicos publicados em periódicos, 12 patentes e dezenas de capítulos de livros, sendo, também, co-autor ou editor de três livros. Participa do corpo editorial do Journal of CO2 Utilization, Journal of Catalysis e ACS Omega, tendo estabelecido, ainda, diversas colaborações internacionais, com destaque para o México, a França e o Reino Unido. Seus interesses de pesquisa atuais estão focados em processos de transformação de biomassa e de captura e conversão de CO2, visando aplicações nas áreas de energia, meio ambiente e indústria química.

 

Donizete Tokarski

União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio)

Diretor Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), onde atua desde a fundação da entidade, em 2007. Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel - MAPA. Sócio-Diretor da Linker Consultores e Presidente da ECODATA. É produtor rural e consultor em meio ambiente, recursos hídricos e bioenergia. Graduado em Engenharia Agronômica (UFG). Possui especialização em Gestão Ambiental, em Madrid (Espanha).

 

Lais Thomaz, Dra

Universidade Federal de Goias (UFG)

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) San Tiago Dantas - Unesp, Unicamp e PUC-SP, com estágio de pesquisa na Georgetown University. Professora e Secretária de Relações Internacionais da UFG. Pesquisadora da RBQAV.

 

Donato Aranda 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 

O reconhecimento do trabalho do professor Donato Aranda, se deve aos seus estudos sobre a produção de biodiesel e sua interação com muitas empresas envolvidas com biocombustíveis, sendo atualmente consultor de inúmeras indústrias desse setor no Brasil e no exterior. Além da principal premiação obtida pela Sociedade Brasileira de Catálise em 2007 (Prêmio Catálise e Sociedade) recebeu no mesmo ano a Comenda Nacional da Ordem do Mérito Científico entregue pelo Presidente Lula. Em 2008, recebeu o prêmio de melhor trabalho do X World Renewable Energy Congress, em Glasgow-Escócia. Em 2009, 2011 E 2013 recebeu o prêmio "Inventor Petrobras";. Em 2018, ganhou o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. Além das pesquisas em novos processos catalíticos de produção de biodiesel e no "upstream" e "downstream" de microalgas (www.laboratoriogreentec.com.br), Aranda coordena o PROCAT, maior centro de plantas piloto em catálise na América Latina (www.procat-ufrj.com). Possui cerca de 150 artigos científicos publicados em periódicos internacionais e já concluiu a orientação de mais de 90 teses de doutorado e dissertações de mestrado.

 

Erasmo Carlos Battistella

CEO BSBIOS e ECB Group

Erasmo Carlos Battistella é técnico agrícola, administrador de empresas e, em 2005 fundou a BSBIOS. É um dos mais influentes empresários do agronegócio brasileiro, referência na área de bioenergia e líder na produção de biodiesel no país.

 

Gonçalo Pereira, Dr. 

UNICAMP

Prof. Titular UNICAMP, PQ 1A CNPq, Top Voice no LinkedIn, Líder Lab. de Genômica e Bioenergia e do Doutorado Internacional em Bioenergia, com 94 defesas, 170 artigos publicados e 36 patentes .

 

Andre Defaveri

Honeywell UOP - Sustainable Technology Solutions

Executivo do setor de energia renovável com mais de 25 anos de experiência atendendo as indústrias de Óleo e Gás e de Energia Renovável. Atualmente ocupa a posição de Diretor na Honeywell UOP para a divisão de Soluções em Tecnologías Sustentáveis na América Latina, e responsável pelos primeiros projetos de produção de Diesel Renovável e Combustível de Aviação Sustentável (SAF) na América Latina, que totalizam capacidade instalada de 24.000 barris diários de biocombustíveis avançados. André é Engenheiro Químico formado na Escola de Química da UFRJ com dois MBAs em Administração de Negócios pela PUC-RJ e Engenharia da Qualidade pela USP

 

JULIO MINELLI

APROBIO

Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde setembro de 2011, ocupa o cargo de Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), colaborando no desenvolvimento dos biocombustíveis e de seu emprego no país em prol da saúde ambiental, econômica e social. Já ocupou cargos de diretoria em empresa de produto para embalagens plásticas, RIONIL, na engarrafadora de águas PERRIER, VITTEL DO BRASIL (do Grupo NESTLÉ) e no Consórcio Capim Branco Energia - CCBE, chegou a ocupar a presidência desse Consórcio empreendedor que era formado pelas empresas VALE, CEMIG, SUZANO e VOTORANTIM, tendo participado do processo de implantação e operação de duas usinas hidrelétricas do Complexo Energético Amador Aguiar, no Triângulo Mineiro. Entre março de 2018 e março de 2022 exerceu o encargo de Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, do MAPA.

 

Fábio da Silva Vinhado, Dt.

Departamento de Biocombustíveis do MME

Graduado em Química e Química Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Química também pela USP com Doutorado Sanduíche pela University of York (Reino Unido). Servidor de carreira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no cargo de Especialista em Regulação desde janeiro de 2006. Foi Coordenador do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP de 2015 a fevereiro de 2021. Foi Coordenador-Geral do RenovaBio no Ministério de Minas e Energia (MME) de Março de 2021 a Fevereiro de 2022. Atualmente é Diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME).

 

Rodrigo Mello

SENAI-DR-RN/ ISI-ER

Rodrigo Diniz de Mello tem 52 anos, é engenheiro agrônomo e especialista em engenharia da produção, com foco na área de gestão. Desenvolveu carreira em instituições públicas e privadas que estimulam a competitividade do agronegócio e da indústria. Entre outros cargos, foi gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae RN, diretor regional do Senai e superintendente do Sesi no estado, além de diretor executivo do consórcio CTGAS-Petrobras. Desde janeiro de 2019 é diretor dos principais centros de referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade - o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis - e para serviços e soluções de educação voltados às indústrias de energia e do gás - o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). As duas unidades compõem hoje em Natal o Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, o chamado HIT.

 

Nicolle Monteiro de Castro

S&P Global Commodity Insights

Nicolle Monteiro de Castro atua como especialista sênior de preços nos mercados de açúcar e biocombustíveis na S&P Global Commodity Insights, empresa líder global no segmento de preços internacionais e projeções de mercado. Tendo iniciado sua vida profissional no mercado de navegação, com foco nas exportações de granéis sólidos, vem desenvolvendo sua carreira na cadeia de açúcar e biocombustíveis, contando com mais de uma década de experiência. Nicolle é a uma das referências internas da S&P Global para apresentações em eventos nacionais e internacionais, bem como entrevistas sobre o mercado de açúcar e biocombustíveis, no que tange a dinâmica de preços e os fundamentos macro e micro econômicos que norteiam tal mercado. Seu mais novo projeto é voltado para o biodiesel, mercado o qual a S&P Global desenvolveu um referenciador de preço para o Brasil se baseando em sua ampla experiência global. Possui graduação em Relações Internacionais, MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e está em fase de conclusão de seu mestrado em Agronegócio pela escola FGV.

 

Carolina Grassi

RSB - Roundtable on Sustainable Biomaterials

Bióloga com doutorado em genética e MBA em Gestão de Negócios. Carolina tem dedicado sua carreira profissional no desenvolvimento de tecnologias e soluções para alcançar o equilíbrio entre a proteção ambiental e o crescimento econômico, estabelecendo uma economia circular sustentável e de baixo carbono. Carolina passou grande parte de sua carreira trabalhando em pesquisa e inovação, com foco em biomassa, produção de biocombustíveis e mudanças climáticas. Com mais de 10 anos de experiência em instituições públicas e privadas brasileiras, como Braskem, GranBio e CNPEM, Carolina esteve envolvida em vários dos maiores projetos da bioeconomia brasileira. Hoje é Gerente de Políticas Públicas e Inovação da Roundtable on Sustainable Biomaterials e pesquisadora colaboradora da Unicamp.

 

Laurent SAMY

Axens Latin America

Laurent Samy started his career in 2004 at Air Liquide Engineering (ALE) as a Process Engineer in Air Separation Units projects. In 2007 he joined the Product Department of ALE as a Proposal Engineer. He joined Axens in 2010 as a Process Engineer in Aromatics and Gasoline Business Line. Laurent was them appointed to the position of Regional Sales Manager for Latin America in 2013. from end of 2019 onward Laurent became the Managing Director of Axens Latin America with place of business in Rio de Janeiro. Laurent Samy is a graduate of the Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy and holds a Master's Degree in Refining and Petrochemicals from the IFP.

 

Aline Scarpetta

Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás

Coordenadora de Estruturação de Projetos no Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás. Especialista em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás (UTFPR); Especialista em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos (UFSM); Mestranda em Engenharia e Tecnologia Ambiental (UFPR) e Graduada em Engenharia Ambiental (UDC).

 

Rafael Menezes

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Rafael Silva Menezes é Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Analista em Ciência e Tecnologia da Carreira de C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Atualmente está como Coordenador-Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI/MCTIC). De 2004 a 2007 exerceu funções profissionais na ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica) tendo participado como Analista de C&T da Equipe Técnica da Unidade de Gestão Estratégica do Agronegócio-GEAGRO e da Unidade de Arranjos Produtivos Locais – APL’s. Tem experiência na área de Agronomia e Bioenergia, atuando principalmente nos seguintes temas: biocombustíveis, energias renováveis, desenvolvimento regional sustentável, agropolos e arranjos produtivos locais.

 

Darlan Santos

Agencia Nacional de Aviação Civil - ANAC

Engenheiro Civil, Analista de Infraestrutura, Airport Safety Professional certificado pela ACI-ICAO, 9 anos de experiência no setor privado e mais 9 anos no setor público na área de gestão de projetos

 

Alex Medeiros 

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade de Brasília, Mestre em Química Analítica pela mesma Universidade. É Especialista em Regulação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde 2005. Atualmente é chefe de Núcleo do CPT (Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas) da ANP.
 

Tales Jahn

Energias Renováveis - Fundação Parque Tecnológico de Itaipu
 
Gestor do Centro de Energias Renováveis do PTI-BR. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador em temas voltados a eficiência energética empregando soluções em energia renovável. Há 10 anos atua em projetos de armazenamento de energia com baterias de sal e sustentabilidade empregando hidrogênio Verde no Parque Tecnológico Itaipu- Brasil.
 

Jurema Monteiro 

ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas
 
Bacharel em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em comunicação pela ESPM e mestrado em turismo, na área de cocriação de experiências, pela Universidade de Brasília. Trabalhou nas áreas de comunicação e marketing em agências de viagens e operadores de turismo. No setor público, atuou na Embratur e Ministério do Turismo, em projetos que conectavam políticas públicas e iniciativa privada, com foco na promoção e comercialização de destinos turísticos. Atualmente é diretora de relações institucionais na Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), entidade onde trabalha há 6 anos. Atua com análise de cenários políticos, construção de relacionamento com profissionais dentro e fora da esfera governamental e na defesa de interesses do setor aéreo junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Atou em projetos de consultoria e docência em cursos de graduação e pós-graduação de turismo em Brasília e São Paulo.
 

Amanda Duarte Gondim

Instituto de Química - UFRN
 
Professora de Química do Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Vice coordenadora da LABPROBIO - NUPPRAR na UFRN (NUPPRAR-UFRN). Possui graduação, mestrado e doutorado em química. Atualmente, coordenadora do Projeto de Gestão da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV) e do Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP -37.1). Professora de Pós-graduação de Química e Ciências e Engenharia de Petróleo da UFRN. Tem experiência em Bioquerosene de aviação e qualidade de combustíveis. Nos últimos anos, tem trabalho o desenvolvimento de políticas publicas para utilização de combustíveis alternativos no Brasil. Desenvolve projetos de pesquisa em valorização de resíduos de petróleo, produção de biodiesel e hidrocarbonetos renováveis, principalmente bioquerosene e diesel verde, através de processos catalíticos a partir de diversas fontes de biomassa e co-processamento.
 

Marcelo Pedroso

Associação Internacional de Transporte Aéreo - IATA
 
Diretor de Relações Externas da IATA para o Brasil, desde maio de 2017, é brasileiro, formado em gestão de comércio internacional. Atuou em diversas posições de Direção no setor de turismo como Secretário Municipal de Turismo de Guarujá e Diretor da Embratur, além de Secretário Executivo no Ministério da Cultura e Diretor Executivo e Presidente Interino da Autoridade Pública Olímpica.
 

Marco Porto

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
 
Marco Porto é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UNB) com Especialização em Air Navigation Management pela Ecole Nationale de l'Aviation Civile - ENAC. Nos últimos anos, atuou como assessor da Diretoria da ANAC e na Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS), onde pode acompanhar a pauta de regulação econômica e de meio ambiente. Em 2019, foi Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Regional, junto às pastas de Habitação e Saneamento. Anteriormente desempenhou suas funções na Secretaria de Aviação Civil (SAC/MINFRA), onde trabalhou com planejamento estratégico, Navegação Aérea Civil, Gestão Aeroportuária, planejamento do setor de aviação para os Grandes eventos (Copa das Confederações FIFA-2013, Jornada Mundial da Juventude-2013-JMJ e Copa do Mundo FIFA-2014), além de trabalhar com logística para o transporte de órgãos para transplantes pelo modal Aéreo.