• Local Foz do Iguaçu - PR
  • Data 17 a 19 de Junho de 2024
br en fr

Palestrantes

Amanda Gondim (UFRN)

Professora de Química na UFRN e Coordenadora do Laboratório de Análise Ambiental, Processamento Primário e Biocombustíveis do NUPPRAR (LABPROBIO - NUPPRAR). Graduada, mestre e doutora em Química. Coordena a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis (RBQAV) e o Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP -37.1), além de participar do Comitê Técnico Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). Atua como Perita do Ministério Público do Rio Grande do Norte - MPURN em Química Ambiental e lidera projetos de pesquisa em Valorização de Resíduos de Petróleo, Produção de Biodiesel, Hidrocarbonetos Renováveis e Hidrogênio, com enfoque em Bioquerosene e Diesel Verde, e também em Qualidade de Água e Contaminação Ambiental.

 

Alessandra Freddo (CIBiogás)

Mestre em Tecnologias Ambientais, Especialista em Gestão de Projetos e Data Science e Analytics, Engenheira Ambiental, e Tecnóloga em Ciência de Dados, com vasta experiência no setor de biogás, especialmente em digestão anaeróbia, tratamento e purificação de biogás. Experiência destacada como Especialista de Informação em Biogás pela UNIDO, em colaboração com o CIBiogás, em projeto financiado pelo GEF, focado em Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira. Com mais de 9 anos de experiência, atualmente integra o time de Engenharia e Operações do CIBiogás, participando de projetos de produção de biogás e hidrogênio renovável.

 

 

 

Priscila Costa (Crown Iron Works)

Formada em Engenharia de Controle e Automação pela PUC-Minas e com MBA em Gestão Estratégica pela FGV-SP, acumulou 15 anos de experiência em diversos setores industriais, como Óleo & Gás, Energia Hidrelétrica e Alimentos e Bebidas. Nos últimos 5 anos, concentrou-se no mercado de Combustíveis Renováveis, alinhando sua carreira com a demanda global por sustentabilidade. Atualmente, desempenha o papel de Gerente Global de Vendas e Desenvolvimento de Negócios para Combustíveis Renováveis na Crown Iron Works, em Minnesota, EUA, contribuindo para o avanço da empresa e para a promoção de um planeta mais sustentável.

 

 

 

Lais Thomaz (UFG)

Laís Thomaz é membro da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (SNPGB) no Ministério de Minas e Energia (MME). Professora adjunta de Políticas Públicas, ex-Secretária de Relações Internacionais da UFG, integra o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e coordena a Cátedra Jean Monnet na UFG. Possui doutorado em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas, com pesquisa realizada na Georgetown University.

 

 

 

Bruno Laviola (EMBRAPA AGROENERGIA)

Com formação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, é Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Agroenergia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (PQ1C), representa a Embrapa na Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel e lidera projetos de produção e melhoramento genético de biomassas, com enfoque na tropicalização da canola para ampliar a produção de óleo e proteína vegetal para a Bioeconomia.

 

 

 

Elias Ramos de Souza (FINEP)

Diretor de Inovação na Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, trago uma sólida formação acadêmica, com doutorado em Biofísica e mestrado em Física. Minha carreira inclui experiências significativas, como pesquisador livre no Center for Nonlinear Phenomena and Complex Systems da Universidade Livre de Bruxelas. Além disso, assumi papéis de liderança como Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e como Diretor de Inovação na FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Com um compromisso contínuo com a inovação e o avanço científico, estou empenhado em impulsionar o desenvolvimento de projetos e soluções de ponta que contribuam para o progresso socioeconômico do Brasil.

 

 

Carolina Grassi (RSB)

Bióloga com doutorado em genética e MBA em Gestão de Negócios, concentra sua carreira no desenvolvimento de tecnologias para conciliar proteção ambiental e crescimento econômico, promovendo uma economia circular, sustentável e de baixo carbono. Com mais de 15 anos de experiência em instituições como Braskem, GranBio e CNPEM, liderou projetos significativos na bioeconomia brasileira, com foco em biomassa, biocombustíveis e mudanças climáticas. Autora de artigos relevantes e detentora de patentes internacionais, atualmente é Gerente de Novos Negócios e Inovações na Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e pesquisadora colaboradora na Unicamp.

 

 

 

Fabiola Carvalho (SENAI ISI-RN)

Graduada em Química e Doutora em Ciências e Engenharia de Petróleo pela UFRN, atua como Pesquisadora no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). Suas pesquisas abrangem Sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias para Combustíveis Sintéticos, desde a produção de Hidrogênio/Gás de Síntese até Hidrocarbonetos renováveis, utilizando rotas como Fischer-Tropsch, Recirculação Química e Microfluidos. Além disso, é pesquisadora da Rede Brasileira de Biocombustíveis de Aviação (RBQAV) e desenvolve projetos para a cadeia produtiva do petróleo e a preservação ambiental.

 

 

 

Gilberto Peralta (AIRBUS)

Presidente do Grupo Airbus Brasil, Conselheiro do Grupo Ascensus e Diretor do Conselho da Azul Airlines. Graduado em Engenharia Civil e Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis. Realizou cursos de gestão na GE University. Iniciou na GE em 1980 como engenheiro de processos na GE Aviation-Celma, em Petrópolis, RJ. Posteriormente, foi Gerente Geral da GE Capital Aviation Services para América Latina e Caribe. Nomeado CEO da GE Brasil em 2013, liderou iniciativas estratégicas de crescimento e expandiu parcerias históricas da GE com o país.

 

 

 

Rogerio Benevides (ANAC)

Diretor da Agencia Nacional da Aviação Civil (ANAC). É Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e Especialista em Engenharia de Produção pela UFF, possui vasta experiência na aviação. Com 13 anos no Instituto de Aviação Civil (IAC), ocupou cargos-chave, incluindo Chefe de Divisão. No DAC, foi Chefe de Facilitação e Segurança, enquanto na ANAC, desempenhou papéis como Gerente-Geral e Gerente Regional. Também contribuiu para o DECEA/COMAER, SNEA e como Consultor especializado em Gestão de Aeroportos. Na ABEAR, atuou como Consultor Senior da Diretoria. Sua expertise abrange análise do potencial das infraestruturas aeroportuárias em concorrências de concessões.

 

 

 

Marcos de Oliveira Costa (GIZ)

Engenheiro de Automação e Controle pela UNIP, com Mestrado em Sistemas Mecatrônicos pela UnB, MBA Executivo em Petróleo e Gás, e Especialização em Eficiência Energética (EUREM) pela UFRJ. Entre 2009 e 2013, foi Coordenador de Cooperação Tecnológica na SETEC/MCTI, trabalhando em políticas públicas de PD&I em Energias Renováveis, Processos Avançados de Conversão de Energia, Smart Grids, Biocombustíveis, Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica. Desde 2013, atua na GIZ GmbH, participando de projetos como Assessor Técnico em Energia Solar Concentrada DKTI-CSP e Promob-e sobre Mobilidade Elétrica. De janeiro de 2019 a outubro de 2022, foi Diretor Adjunto do Projeto IKI - Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos – ProQR. Desde novembro de 2022, coordena o Output 05 do Projeto H2 Brasil.

 

Eduardo Calderon (GOL LINHAS AEREAS)

Diretor do Centro de Controle de Operações e Engenharia na Gol, responsável pela gestão do combustível e outras operações. Com 13 anos na empresa, começou como Diretor de Supply Chain e depois liderou a área de cargas antes de assumir a posição atual. Engenheiro Civil pela UFRJ, possui pós-graduação em petróleo pela COPPE-UFRJ e participou de cursos de gestão em instituições como IMD, MTI-Sloan e Fundação Dom Cabral.

 

 

 

Rafael Menezes (MCTI)

Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Ciências Agrárias pela UnB e Doutorado em Ciências Ambientais pela UFG. Analista em Ciência e Tecnologia do MCTI, é Coordenador-Geral de Tecnologias Setoriais na SETEC/MCTI e Presidente do Fundo Setorial Mineral do FNDCT. No Ministério, concentra-se em políticas de CT&I para energia, biocombustíveis, recursos minerais e hidrogênio.

 

 

 

Giovanni Tini (Geo Bio Gas&Carbon)

Engenheiro Químico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com experiência em pesquisa e desenvolvimento de nanomateriais e catalisadores inovadores. Na Geo bio gas&carbon, foca no desenvolvimento e integração de novas rotas para combustíveis avançados (SAF, metanol, hidrogênio), executando projetos para produção em larga escala a partir da cadeia do biogás. Elabora propostas de inovação e pesquisa para incentivos públicos e privados.

 

 

 

Andre Defaveri (HONEYWELL/UOP)

Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Honeywell, focando em Soluções de Energia e Sustentabilidade para América Latina. Ele lidera iniciativas que promovem a descarbonização industrial e a expansão dos biocombustíveis avançados, como diesel renovável (HVO) e combustíveis de aviação sustentáveis (SAF). Com experiência em estabelecer políticas públicas e incentivos, André impulsiona projetos de transição energética e reciclagem química de plásticos. Participou de importantes empreendimentos de produção de HVO e SAF na América Latina, colaborando com Petrobras, Acelen, Omega Green e Essential Energy. André é Engenheiro Químico pela UFRJ, com MBA em Gestão de Negócios pela PUC-Rio e MBA em Engenharia da Qualidade pela USP.

 

 

Christian Gonçalves Alonso (UFG)

Professor de Engenharia Química na UFG, com graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Sua pesquisa abrange catálise heterogênea, produção de hidrogênio, reforma catalítica, gaseificação de biomassas, H2O supercrítica, captura de carbono e produção de syncrude. Coordena o Laboratório GOH2, financiado pela GIZ da Alemanha, e o Centro de Excelência em Hidrogênio e Tecnologias Energéticas Sustentáveis - CEHTES, financiado pela FAPEG. Com vasta experiência em orientação de alunos, contribui para a formação em Química e Engenharia Química em diversos níveis.

 

 

 

Diogo Youssef (AZUL Linhas Aéreas)

Responsável por Operações de Voo, Eficiência de Combustível e Controle de Tráfego Aéreo na Azul Linhas Aéreas. Foco em inovações para eficiência operacional, redução de custos e emissões de CO2 por meio de melhorias de processos e tecnologias.

 

 

 

André Tachard (EMBRAER)

Hoje atua como "Head Global de ESG" na Embraer desde 2011, começando na equipe de "Design for Environment" e sendo promovido a Gerente de Sustentabilidade em 2016. Em 2020, organizou o programa de ESG da empresa, liderando estratégias e projetos em toda a organização, além de representar a Embraer em associações internacionais do setor. Como Diretor do "Instituto Embraer de Educação e Pesquisa", gerencia investimentos em projetos educacionais. Com formação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia de Materiais e doutorado em Ciência e Engenharia Ambiental pela USP, André trabalhou na Natura antes de ingressar na Embraer. Pai de Emanuel, de 4 anos, sonha com um mundo melhor para ele.

 

 

Filipe Alvarez (AZUL)

Mestre em Ciência Ambiental e Sustentabilidade pelo PROCAM-USP; Especialização em Finanças e Investimentos pela FIA, Gestão Ambiental pelo SENAC e bacharel em Biologia pela UNESP. Possui 17 anos de experiência com gestão de sustentabilidade, gestão socioambiental e responsabilidade social corporativa. Atuou em empresas de diversos segmentos, entre eles Papel e Celulose, Energia, Consultoria, Mercado Financeiro e atualmente é Gerente Executivo de Sustentabilidade da Azul Linhas Aéreas onde tem o desafio de liderar a agenda ESG.

Daniel Maia (Diretor da ANP)

Pós-graduado em Controle Externo da Regulação pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB (2022). Profissionalmente, ocupou o cargo de Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União entre 2006 e 2008. Desde 2008 é Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, onde atuou como assessor, diretor e secretário nas áreas de desestatização e regulação nas áreas de infraestrutura de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis, além de ter assessorado Presidente e Ministros do TCU. Desde abril de 2022 ocupa o cargo de Diretor da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

Hélio Merá (ISI - SENAI Biomassa)

Como pesquisador industrial no Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, sou Bacharel em Química Tecnológica e Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), além de possuir um mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Minha trajetória profissional é marcada por projetos de desenvolvimento tecnológico para o setor industrial brasileiro, com ênfase nas áreas de química sintética e transformação de biomassa por rotas químicas e termoquímicas. Atualmente, desempenho o papel de coordenador na área de Bioeconomia Circular no ISI Biomassa, onde aplico meu conhecimento e experiência para impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis para o aproveitamento de recursos renováveis.

Priscila Pinheiro (S&P Global)

Editora de Biocombustíveis na S&P Global Commodity Insights, supervisiono a avaliação de preços de biodiesel no Brasil, além de fornecer suporte para a cobertura dos mercados de etanol no Centro-Sul e Norte-Nordeste, e óleo de soja no Brasil e Argentina. Minhas responsabilidades incluem a redação de análises sobre o mercado de biodiesel, o contexto geopolítico energético e a importância dos biocombustíveis na transição energética. Atualmente, sou mestranda profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis com ênfase em Biocombustíveis pela UFRJ, explorando inovações tecnológicas relacionadas ao diesel verde. Anteriormente, adquiri experiência como Analista de Energias Renováveis na Comgás, e trabalhei por cinco anos na Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos (SBQ) da ANP, ampliando meu conhecimento sobre o arcabouço regulatório dos biocombustíveis.

Elias Ramos de Souza (FINEP)

Diretor de Inovação na Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, trago uma sólida formação acadêmica, com doutorado em Biofísica e mestrado em Física. Minha carreira inclui experiências significativas, como pesquisador livre no Center for Nonlinear Phenomena and Complex Systems da Universidade Livre de Bruxelas. Além disso, assumi papéis de liderança como Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e como Diretor de Inovação na FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Com um compromisso contínuo com a inovação e o avanço científico, estou empenhado em impulsionar o desenvolvimento de projetos e soluções de ponta que contribuam para o progresso socioeconômico do Brasil.

Rodrigo Freitas (INNOSPECINC)

Químico industrial graduado pela UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com MBA em Gestão Estratégica e mestrado em Gestão de Negócios pela FGV-SP. Possuo mais de 14 anos de experiência na indústria química e no mercado de combustíveis. Atualmente, como Gerente Técnico na INNOSPEC - Fuel Specialties, lidero o Departamento Técnico da América Latina e supervisiono o Atendimento de Serviços Técnicos ao Cliente. Minha atuação é focada no desenvolvimento de negócios relacionados a especialidades químicas e aditivos para combustíveis. Com um histórico sólido de resultados, estou comprometido em garantir a excelência técnica e o sucesso dos projetos, contribuindo para a inovação e a competitividade da empresa no mercado global.

 
Acessar Congresso